Saiba +



Blog criado para que os alunos do Primeiro ano do Ensino médio do Colégio Estadual Gastão Vidigal possam compartilhar entre eles informações adicionais sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula. Além disso, este blog é uma maneira diferente de introduzi-los no mundo virtual.

.:Professoras estágiarias Regina Passos e Taise Lopes:.



quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Doenças relacionadas ao Peroxissomo

Alunos: Artur n°5
Guilherme Oliveira n°10
Lucas Assumpção n°21
Lucas Santos n°22
Matheus n°27

A princípio, queríamos dizer que sendo o peroxissomo uma organela pouco citada, é raro se achar doenças sobre ela. Tanto que as duas (somente duas) que serão relatadas aqui são de caso muito raro. Mas vamos ao que interessa...

Adrenoleucodistrofia

Também conhecida como ALD, é uma doença genética que afeta o cromossomo X. Os peroxissomos, quando funcionam anormalmente, causam o excesso de ácidos graxos de cadeia muito longa. Ou AGCML, se preferirem. São formados de 24 a 26 átomos de carbono. Esse excesso de AGCML resulta na destruição do revestimento dos axônios em células nervosas (bainha de mielina), trazendo problemas na transmissão de impulsos nervosos.
Como dito anteriormente, o gene que causa a doença está situado no cromossomo X. Esse gene que faz a codificação de uma enzima chamada (acreditem se quiserem) de "Ligase acil CoA gordurosa". Essa enzima localiza-se na membrana da organela, e é responsável pelo transporte de ácidos graxos para dentro da organela. Já que o gene anormal causa mutações nessa enzima, os AGCML não são capazes de entrar na organela e se acumulam no citosol.
Estudos comprovam que 1 em dez mil pessoas possui ADL. As chances do filho herdar a doença dos genitores é, em média, de 50%.
Ainda não há cura para a ADL. Mas há um certo tipo de tratamento. Alimentos que possuem bastante AGCML, como queijo e carnes vermelhas, são estritamente proibidos.

Síndrome de Zellwegger

A síndrome de Zellwegger é uma doença raríssima, onde o individuo nasce com falta de peroxissomos, ou sem nenhum nas formações celulares do cérebro, rins e fígado. Essas células não conseguem fazer a oxidação de ácidos gordos (que acreditamos que seja o mesmo que ácidos graxos) de cadeia longa. Geralmente, a doença é fatal.
Alguns dos sintomas são: visão danificada, ossos da face e do crânio dismórficos, tônus muscular mais baixo do que o normal, fígado maior do que o normal e dificuldades na hora da deglutição de alimentos.

Pedimos desculpa pelo pouco que foi escrito, mas consideramos que foi escrito com clareza e eficiência.

6 comentários:

  1. Gostei muito desse site.Voces explicaram tudo o que eu precisava.Como dizem:"Falou pouco mas falou bonito".

    ResponderExcluir
  2. Encontrei o que eu precisava neste site,
    bem resumido e objetivo.

    ResponderExcluir
  3. Fram de Paula

    São de sites assim que nós alunos precisamos, e não daquelas complicações que vemos por aí.
    Parabéns para quem fez e mantén este site.

    ResponderExcluir
  4. parabéns pelo site me ajudou muitoooooooo

    ResponderExcluir
  5. Acabei de fazer um trabalho acadêmico de ensino superior com informações básicas nesse site .
    Parabéns !

    ResponderExcluir