Saiba +



Blog criado para que os alunos do Primeiro ano do Ensino médio do Colégio Estadual Gastão Vidigal possam compartilhar entre eles informações adicionais sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula. Além disso, este blog é uma maneira diferente de introduzi-los no mundo virtual.

.:Professoras estágiarias Regina Passos e Taise Lopes:.



quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Complexo de Golgi

Abimael Curi nº 01
Guilherme Hübner nº 11
Gustavo Alves nº 12
João Pedro nº (não informado)
Renan nº (não informado)



O complexo de golgi(ou aparelho de golgi, dictiossomo, golgiossomo ou complexo golgiense), se encontra no citoplasma de praticamente todas as céulas eucariontes, essa organela tende a se concentrar em céulas especializadas na secreção de substâncias hormonais, principalmente células de órgãos como: o pâncreas (síntese de insulina e glucagom), Hipófise (somatotrofina – hormôio do cescimento) e Tireóide (T3 e T4). Consiste em um conjunto de bolsas membranosas achatadas (dictossomas), empilhadas. O nome vem de Camilo Golgi, que foi quem o identificou.

Tem como função primordial o processamento de proteínas e a distribuição pelas vesículas. Funciona como uma espécie de sistema central de distribuição na célula e também como centro de armazenamento, transformação e maturação de substâncias na célula. Acredita-se, ainda, que o complexo de Golgi seja responsável por alguns processos pós tradução (síntese proteica), tais como adicionar sinalizadores às proteínas, que as direccionam para os locais da célula onde actuarão.

Aderidas ao citoesqueleto as vesículas são transportadas no interior da célula até a região basal da mebrana plasmática. A partir disso a membrana da vesícula se funde à membrana da célula, eliminando o conteúdo protéico para o meio extracelular.

A maior parte das vesículas transportadoras que sejam do retículo endoplasmático, e em particular do retículo endoplasmático rugoso (RER), são transportadas até ao complexo de Golgi, onde são modificadas, ordenadas e enviadas na direcão dos seus destinos finais.




Pode ser que o mal funcionamento desse organela, gere doenças sim, mas pra isso acontecer TODAS as células do organismo deveriam apresentar problemas na sua organela ao mesmo tempo.
*(não foram encontradas nomes de doenças relacionadas ao complexo de Golgi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário