Saiba +



Blog criado para que os alunos do Primeiro ano do Ensino médio do Colégio Estadual Gastão Vidigal possam compartilhar entre eles informações adicionais sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula. Além disso, este blog é uma maneira diferente de introduzi-los no mundo virtual.

.:Professoras estágiarias Regina Passos e Taise Lopes:.



sexta-feira, 18 de setembro de 2009

doença relacionada ao Reticulo Endoplastico Granuloso


Pamela Caroline de Oliveira N°29
Ana Paula Leonardi N°03
Ramile Marani N°32
Marcela Bonchoski Siolin N°24
Tais Prado N°37
Gabriela Xavier N°08





O Reticulo Endoplasmatico é uma organela responsavel pela sintese e enrolamento de proteinas secretoras. Cerca de 95% das proteinas presentes na celula estao na sua corformaçao normal, ou seja, estao propriamentes enroladas. As outras 5 % correspondem as proterinas desenroladas e mal enroladas.
A acumulaçao dessas proteinas no lumen do RE causa o chamado strees nesta organela.Isso vai desencadear uma serie de macanismo e de reaçao de onde intervem enzimas especificas. Ao conjunto destes organismos e reaçao da-se o nome de UPR, ou resposta de proteinas desenroladas.O UPR alivia entao este strees atraves da atenuaçao da traduçao da ativaçao do genes alvo do UPR, da degradaçao das vias no RE e da inibiçao da sintese proteica. Porem, quando a funcionalidade desta organela sao seriamentes afetadas, este inincia os sinais apoptoticos. O strees do RE tem vindo a ser relacionados com varias doenças, entre as quias, a Diabetes, as doenças Neurodegenerativas, tais como, a Isquemia, a doença de Alzeimer, a doença de Parkison, entre outras.

Diabetes
Os primeiros passos para a formação da insulina, hormônio que auxilia na absorção da glicose e controla a quantidade de açúcar no organismo, ocorre no Retículo Endoplasmático (RE) das células ß. Estas se localizam nas Ilhotas de Langerhans, no pâncreas e são responsáveis por apresentar um ou mais cristais de insulina. Calcula-se que as Ilhotas de Langerhans produzam cerca de 10 mg de insulina ou aproximadamente 5 vezes a necessidade diária.
Mutações no Retículo Endoplasmático causam profundo impacto nas células das Ilhotas de Langerhans e principalmente nas células ß o maior componentes destas ilhotas afetando o funcionamento e sobrevivência destas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário